Cascalho pelo Mundo

Bem-vindo a bordo!

Cascalho around the world

welcome to our World!

Cascalho pelo Mundo

Bem-vindo a bordo!

Cascalho pelo Mundo

Bem-vindo a bordo!

Cascalho around the World

The best blue!

Bem-vindo a bordo do Cascalho pelo Mundo

Foi logo que começamos a namorar... queríamos viver a vida mais intensamente e dar asas a uma paixão comum: viajar e conhecer os quatro cantos do mundo. E decidimos que faríamos isso a bordo de um veleiro e, mais ainda, que buscaríamos este veleiro na Itália. Com 600 euros no bolso, partimos. Durante muitos anos na Itália, trabalhamos para juntar dinheiro e depois, começamos a procurar o barco que viria a ser a nossa casa... quando encontramos o Cascalho, não tivemos dúvidas... era ele !!! Tínhamos encontrado a nossa casa. Não precisávamos mais sonhar esta parte. A partir daí, foi só viver o sonho, dar ao nosso barco-casa a nossa cara e com ele viver a vela pelos quatro cantos do mundo. Exatamente como tínhamos sonhado...

Momentos...

Armação de Búzios, ancoragem tranquila... esperando a hora da virada!!!
 Festa - Ivete Sangalo

Búzios - nosso próximo destino!!!

Até a próxima Vitória!!!
Tranquilidade...
...assim até o por do sol.
Mais um dia chegando ao fim.
E chega 31 de dezembro... lindo amanhecer.
Mas frio!!!
Cabo de Búzios... ao longe, muito longe...
... e logo vai tomando forma.
É pra lá que eu vou...
Praias lotadas.
Companhia.
Quase lá...
Nosso quintal em Armação de Búzios.

30 de dezembro de 2012
Latitude 20°17'56"S e Longitude 040°17'22"W
08:15h

Reveillon a vista... e este queremos passar em Búzios, Rio de Janeiro. Estamos distantes aproximadamente 200 milhas náuticas de lá. Então, vamos navegar.

8:15h da manhã soltamos as amarras do Iate Clube do Espírito Santo nos despedindo assim de Vitória. Depois de deixar a baía, ainda tivemos que motorar por aproximadamente quatro horas, quando um bom vento que variava entre 18 e 25 nós entrou, e o "Cascalho Express" entrou em ação. "Navoamos" entre muitos cargueiros e plataformas de petróleo na Bacia de Campos. Ao entrarmos em águas cariocas, nos afastamos um pouco da costa para passar em segurança pelo Cabo São Tomé e todos os seus imprevisíveis bancos de areia. Vencido o cabo colocamos a nossa proa diretamente para Búzios. O mar e o vento se acalmaram e as ondas do Atlântico voltaram. Navegação deliciosa. A noite, apesar do intenso tráfego, seguiu muito tranquila.

O dia 31 de dezembro amanheceu com uma cara linda... céu e mar azul e a expectativa da festa de reveillon vai tomando conta da atmosfera dentro do Cascalho. Lá longe avistamos Macaé. Sabemos que a bombordo estão mais de 50 plataformas de petróleo, mas não as avistamos. E, quantos amigos e conhecidos, conterrâneos, trabalhando nelas. 

Finalmente conseguimos visualizar, a proa do Cascalho, o Cabo de Búzios... o cabo aos poucos vai tomando forma e, gradativamente vai aumentando de tamanho. Logo começamos a individualizar algumas praias e dois gigantes navios de cruzeiro ancorados nas águas calmas da baía. Logo logo também estaremos lá! Por volta das 14:00h ancoramos numa das boias do Iate Clube de Búzios, lugar onde treina a Federação Brasileira de Vela. Agora é almoçar e ir para a terra, desfrutar deste pedacinho de paraíso...

Momentos...

Mais uma ancoragem ficando para trás... 2013 nos espera!!!
 Tempos Modernos - Lulu Santos

Rápida estadia em Vitória

Vitória a vista!!!
Porto de Tubarão.
Sinalização para a entrada na Baía do Espírito Santo.
Tráfego intenso de gigantes.
Ilha do Frade.
Ligação com a Ilha do Frade.
Convento de São Francisco.
A terceira ponte, principal ligação entre Vitória e Vila Velha... vista panorâmica.
Preparando a partida.
Onde está o Cascalho?

29 de dezembro de 2012
Latitude 20°17,88'S e Longitude 040°17,16'W
07:30h

A cidade de Vitória, capital de um dos menores estados da nossa federação, foi fundada em 1551, logo após o descobrimento do Brasil, pelos Jesuítas guiados pelo Padre José de Anchieta. A antiga cidade foi construída numa ilha e os bairros antigos tem uma belíssima visão da baía, conservando ainda hoje alguns vestígios do período colonial. Toda esta região se desenvolveu muito com o comércio do café, que ainda representa um grande negócio. Entretanto hoje, a atividade comercial desenvolvida nos portos de Tubarão e Vitória é o que comanda o desenvolvimento da região. A cidade saiu da ilha e se espalhou pela costa e o enorme complexo do porto assim como os enormes navios que chegam todos os dias, mudaram completamente a paisagem. Tubarão é o segundo maior porto mineral do mundo. A intensificação do turismo de negócios e o crescimento dos portos aceleraram a modernização da capital capixaba. E a ilha, onde a antiga cidade foi fundada, está ligada ao continente por uma série de pontes com design moderno. Turisticamente, é uma cidade bastante interessante... o Complexo dos Chocolates Garoto, o centro histórico com todos os seus antigos monumentos e casarões coloniais, o Convento de São Francisco no alto do morro oferecendo uma vista panorâmica de toda a cidade, belíssimas praias...  E, para os velejadores, independente de fazer turismo ou não, é um excelente ponto para pitstop: a Baía do Espírito Santo está localizada a dois terços do caminho entre Salvador e o Rio de Janeiro e permite um acesso rápido ao Iate Clube do Espírito Santo.

E para nós... neste momento, apenas um stopover. Dias e dias de navegação... sempre bom dar uma paradinha, pisar em terra firme, reabastecer o Cascalho com coisas frescas, visitar belos lugares e conhecer outras pessoas e culturas antes de seguir velejando. Foi o que fizemos. Ao chegar, decidimos deixar o Cascalho prontinho para a próxima perna, que seria curtinha. Até o meio dia, tudo estava pronto. Almoçamos a beira da piscina do clube, com música ao vivo e a tarde aproveitamos para caminhar um pouquinho pelas redondezas. Nos impressionamos com a organização da cidade e com a educação das pessoas. No final da tarde, visitamos uma feirinha nas proximidades do clube... tinha de tudo.

Quando voltamos ao barco para descansar, tinha entrado um vento nordeste de força 5, que não nos deixou dormir tranquilos. A posição de atracação para embarcações visitantes deixa o barco totalmente a mercê de ventos vindos desta direção. Passamos a noite ouvindo nossos cabos de atracação chorarem. Paciência.

No dia seguinte acordamos cedo e, depois de enchermos os nossos tanques de água e lavarmos bem o convés para nos livrar da fuligem preta oriunda de toda atividade portuária, soltamos as nossas amarras e partimos...

Momentos...

O comandante sempre atento!!!
♫ Balada do Louco - Rita Lee

Navegando de Salvador a Vitória

E vamos nos despedindo de Salvador...
Depois de navegar um dia inteiro, nos despedimos do astro rei.
De pescar, não desistimos nunca... até sob a luz do luar !!!
E vem a recompensa... um atum na medida !!!
Sashimi...
...e outras delícias !!!
Mais um por do sol... sempre um maravilhoso espetáculo!!!
De um lado a lua se pondo, enquanto do outro...
...o sol nascendo, prateando o nosso mar!!!
Abrolhos.
E o Cascalho desliza suave e incansável... asa de pombo.
Amanheceu... e Vitória se mostra para nós.
Intenso tráfego de navios...
A ponte...
Os contrastes...
E o Iate Clube do Espírito Santo. Chegamos!!!

26 de dezembro de 2012
Latitude 12°58'30"S e Longitude 038°30'00"W
05:00h

Navegar é preciso!!! O dia por aqui começou muito cedo e já fomos logo soltando as amarras que nos prendiam ao cais no Tenab, em Salvador. Nosso próximo destino seria Vitória, distante 482 milhas náuticas. Nossa previsão é de que conseguiríamos cumprir esta etapa em apenas três dias de navegação.

Nos lançamos ao mar, deixando toda a energia da capital soteropolitana para trás... ou melhor, recarregados com toda aquela maravilhosa energia. 

Assim que deixamos a Baía de Todos os Santos, nos deparamos com um mar liso, nem uma ondinha sequer a mexer  a superfície da água. Isso era bom. Entretanto, o mar estando assim significava nada de vento. Motoramos por onze horas consecutivas. Para nosso deleite, ao desligarmos os motores, ouvimos o chamado do molinete: tem peixe na linha!!! E desta vez, um verdadeiro atum. Cai a noite e começam os turnos de navegação. O capitão sofre com a comandada que não é muito de ficar acordada durante a noite 'só' para acompanhar a navegação. Mas tudo acaba dando certo. Os cinco navios de cruzeiro gigantes, três deles com rumo Sul como nós e mais tantos barcos pesqueiros indo e vindo o tempo todo, nos mantiveram bem acordados a noite toda.

O segundo dia de navegação, muito tranquilo pelas condições do mar, começou com a expectativa do almoço: o atum fresquinho do dia anterior se transformaria em deliciosos sashimis. Ficou delicioso. Adoramos!!!

Durante a noite seguinte, navegamos pelas últimas milhas da costa baiana. Ficaram para a próxima tantos paraísos a serem visitados. Passamos pelo Monte Pascoal sem conseguir avistá-lo e, ao amanhecer estávamos passando por Abrolhos, última esperança de ver baleias nesta travessia. Nada... ficou só na esperança mesmo. A lua se pôs e o sol nasceu entre nuvens, protagonistas de um indescritível espetáculo, para uma platéia de apenas um espectador. Verdadeiro privilégio.

No terceiro dia de navegação, céu e mar maravilhosos. A expectativa da chegada fez com que o tempo passasse mais lentamente, nos permitindo aproveitar cada segundo da navegação impecável. Calculamos que a nossa chegada seria cedinho no dia seguinte. E assim foi: depois de termos tido a lua prateando o nosso mar durante toda a noite, o dia amanheceu nos mostrando a silhoueta de Vitória . As 07:30h da manhã, ja estávamos atracados ao píer no Iate Clube do Espírito Santo. Mais uma etapa vencida... as 482 milhas náuticas desta perna foram vencidas em 74 horas de navegação, tranquilíssima e muito agradável. Nada mal, para um trecho no qual, muitas vezes, o vento foi zero.

Momentos...

Good bye Salvador !!!
     Mil Acasos - Skank 

Natal em Salvador

A Salvador moderna vista do mar.
Nosso quintal por alguns dias !!!
Com Paula e Fernando... bebemorando com uma Skol no Mercado Modelo.
Agulhinha frita no Mercado Modelo.
O Cascalho e o Andante no Tenab.
Mar de espelho...
O Elevador Lacerda e a Casa do Governador.
E nós...
Então é Natal... 
Despedida dos Andantes... panetone com calda de brigadeiro no cockpit do Cascalho.
A Baía de Todos os Santos.
Pelourinho.
As ladeiras do Pelourinho.
O Palácio Rio Branco, casa do governador.
O Elevador Lacerda, visto da cidade baixa. 
Espetáculo !!!
Mercado Modelo.
Herança musical...
Artesanato.
Forte São Marcelo.

23 de dezembro de 2012
Latitude 12°58'30"S e Longitude 038°38'00"W
16:00h

A maior baía do Brasil, a Baía de Todos os Santos foi descoberta, exatamente no Dia de Todos os Santos, pelo navegador Américo Vespúcio em 1501, depois de 67 dias de travessia do Oceano Atlântico. Ali nasceu a cidade de São Salvador da Baía de Todos os Santos. Muitos anos mais tarde, Salvador se tornaria a primeira capital do Brasil. E conservou o melhor do seu passado colonial nos prédios históricos, igrejas e tradições. 

Salvador é uma cidade com personalidade sem igual. A herança deixada pelos antigos escravos africanos que trouxeram suas tradições, cultura, cores, música, religião e misticismo para a América do Sul consigo, continua viva até hoje. Uma cidade fascinante e um povo caloroso e receptivo, cativam imediatamente qualquer um que venha a se aventurar por estas terras.

Na Cidade Alta esta o Pelourinho, o centro histórico da cidade antiga. Trata-se de um conjunto harmonioso de antigas residências coloniais, em tom pastel, ladeando as ruas de pedra num sobe e desce de ladeira. Dentre estes, está o Palácio Rio Branco, residência de Tomé de Souza, o primeiro governador da Bahia. O imponente Elevador Lacerda nos leva 60 metros abaixo em questão de segundos para alcançar a Cidade Baixa, onde está o Mercado Modelo, que é um convite para degustar especiarias, tomar uma cervejinha e conhecer o artesanato da região. 

E porque velejador também é turista, enquanto nosso Cascalho descansava merecidamente no Tenab - Terminal Náutico da Bahia, aos pés do Elevador Lacerda e guardado pelo Forte São Marcelo, nós aproveitamos para, em tempo recorde, desfrutar do clima de festa que envolvia a capital soteropolitana nestes dias. Era ante-véspera de Natal. O Pelourinho pulsava exoticamente com o ritmo fascinante da sua música, várias apresentações ao ar livre e uma feirinha maravilhosa com tudo que se possa imaginar... pinturas, esculturas, cerâmicas, instrumentos musicais, bijouterias e muito mais. 

Indiscutivelmente, Salvador é uma cidade para ser vivida e sentida. Na nossa corrida de volta para casa, aproveitamos cada segundo das poucas horas que nos permitimos ali... além da cidade, a presença da Paula e do Fernando do Veleiro Andante, dos quais já falamos aqui, e o reencontro com amigos queridos lá de Santa Catarina, que não víamos a tantos anos, encheram o nosso Natal de alegria. Foi maravilhoso ter estado com todos.

Feliz Natal 2012 !!!